Skip to content

Como Funciona Riocard

Você possui o cartão Riocard? Tem dúvidas sobre algumas questões ao vale transporte Riocard? Então fique conosco, pois nesse artigo iremos abordar as principais dúvidas sobre esse cartão!




A Riocard é uma empresa que gerencia o sistema de bilhetagem eletrônica do Estado do Rio de Janeiro, presente na maior parte das cidades do RJ, onde atualmente é distribuído pelas agências do Banco Itaú.

Desde o ano de 2009, funciona através da forma de Bilhete Único RJ, permitindo que o usuário possa viajar por até dois meios de transporte público diferentes, durante no máximo três horas, pagando apenas uma passagem, fazendo assim a integração entre municípios.

No caso do vale transporte para trabalhadores, a Riocard oferece o vale transporte Riocard, com a possibilidade de integração em todos os modais de transporte (ônibus, vans, trens, barcas e metrô).




Esse, pode ser disponibilizado por duas formas diferentes:

  • Vale Transporte Riocard Convencional: para trabalhadores formais, podendo ser solicitado pela internet pela empresa e recarregado a qualquer momento. Sua única restrição é de que só pode ser usado uma vez por viagem e no máximo até oito vezes ao dia.
  • Vale Transporte Riocard Rápido: para trabalhadores temporários, podendo ser adquirido nas empresas distribuidoras ou em agências do Itaú. Contudo, não é recarregável e também só pode ser utilizado uma vez por viagem em até oito vezes ao dia.

Leia sobre:

Riocard-Tudo-O-Que-Você-Precisa-Saber-Sobre-O-Cartão-Transporte-do-RJ

Como cadastrar seu Riocard

Se você deseja se cadastrar na Riocard, é possível realizar o cadastramento para o cartão expresso, ou seja, para pessoas que não recebem o vale transporte bilhete único Riocard.

Para isso, basta acessar a página de cadastro https://www.cartaoriocard.com.br e preencher os dados do formulário online, tudo de forma simples e prática.

 Veja como tirar Riocard para idoso

A Riocard possui uma linha de cartões sênior, destinado à idosos com idade superior a 65 anos, sendo dispensável por lei federal o pagamento da tarifa do transporte coletivo.

Vale lembrar que apenas em Macaé, Campos e Teresópolis há lei orgânica para que o cartão seja disponibilizado para idosos com idade entre 60 à 64 anos, onde o mesmo só pode ser utilizado no município de concessão, até completar 65 anos.

Assim, para solicitar o seu Riocard Sênior, basta acessar o site oficial da Riocard (https://www.cartaoriocard.com.br ) e clicar na opção referente ao seu município de residência.



 Riocard: como ver o saldo na internet

Para você que quer ter o controle do seu cartão e saber exatamente quando de passagem ainda tem disponível, a Riocard possui um sistema de acompanhamento do saldo Riocard.

Então, para consultar saldo Rio card basta acessar a “Minha Conta Riocard” (https://www.cartaoriocard.com.br).

Se for o seu primeiro acesso é possível realizar o cadastro rapidamente e caso você já tenha acesso através do Meu extrato, utilize o mesmo e-mail e senha cadastrados.

Então, após o acesso, informe o número do seu cartão e veja seu saldo Riocard, podendo ainda retirar um extrato Riocard.

Como cancelar Riocard





Para cancelar seu Riocard vale transporte, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Riocard (www.cartaoriocard.com.br);
  2. Escolha a opção referente à “Para empresas”;
  3. Informe seu login e senha cadastrados e faça a validação de segurança;
  4. Selecione a opção “Cartões”, seguida da “Cancelar”;
  5. Digite o número do seu cartão Riocard;
  6. Informe o motivo do cancelamento;
  7. Clique na opção “Efetuar pagamento” e em “Confirmar”;
  8. Imprima o boleto bancário, pague e pronto, seu cartão será cancelado!

Nesse vídeo é possível visualizar um pouco mais sobre o vale transporte riocard e seus benefícios.

Confira!

Viu como é fácil ter acesso às funcionalidades do sistema de bilhetagem eletrônica da Riocard? Então, não perca tempo e aproveite do seu cartão Riocard com todo o conforto e segurança que merece!