Skip to content

Como Funciona Riocard

Você já ouviu falar no RioCard? Sabe do que ele se trata?

Como o nome sugere, este é um cartão de integração que pode ser usado nos diversos meios de transporte, presentes em inúmeras cidades do estado do Rio de Janeiro.




Trata-se de um cartão pré-pago que foi criado no intuito de facilitar o pagamento para os meios de transportes e pode ser encontrado, com outros nomes, mas mesma tecnologia, em diversas outras cidades de todo o Brasil.

Ele funciona assim: o usuário adquiri um cartão descartável ou recarregável, que varia de acordo com a modalidade de transporte, aproxima do leitor eletrônico e, havendo créditos suficientes para uma viagem, a catraca é liberada.

O RioCard faz parte da categoria dos smartcards, ou seja, um cartão inteligente que funciona de maneira semelhante aos cartões de crédito por aproximação.

Ao aproximar o cartão do leitor, ele é autenticado através das duas chaves criptográficas presentes, as quais confirmam que o cartão realmente pertence àquele usuário.




E as empresas de transporte do estado têm um registro de todos os RioCards emitidos, suas chaves criptográficas, os dados do usuário, de quem emitiu e as informações sobre os créditos disponíveis.

Quanto ao saldo existente, este não fica armazenado somente no cartão, mas em um sistema e, em caso de perda ou roubo, o usuário pode facilmente cancelar o antigo, solicitar um novo e ter os créditos disponíveis transferidos para o RioCard atual.

Leia sobre:

Riocard-Tudo-O-Que-Você-Precisa-Saber-Sobre-O-Cartão-Transporte-do-RJ

Como cadastrar seu Riocard

O primeiro passo, para quem nunca teve o cartão atual nem o Bilhete Único do Rio de Janeiro e deseja cadastrar seu RioCard, é preencher os dados no site oficial da companhia, criar um nome de usuário e uma senha de acesso.

Para quem já teve o serviço antigo, basta acessar o site com usuário e senha registrados. No entanto, se você não se lembrar destes dados, pode clicar em “Esqueci minha senha” e solicitar uma nova.

Feito isso, você precisará cancelar quaisquer cartões antigos vinculados à sua conta, antes que o RioCard seja solicitado.

E para que o cancelamento seja efetivado, será necessário pagar uma taxa informada pelo site, por meio de um boleto.

Após esse procedimento, basta acessar a opção “cartões”, depois “cadastrar cartão” e por fim digitar o número que consta no verso do seu RioCard, o número do chip e selecionar a opção “bilhete único”, para que haja integração com os demais meios de transportes.

Basta agora digitar seu CPF e o seu RioCard já estará habilitado para uso.

Veja como tirar Riocard para idoso

O RioCard para idoso, ou RioCard Senior, é destinado à parcela da população que possua 65 anos ou mais, e pode proporcionar total gratuidade no transporte.

Para solicitar, é necessário acessar o site oficial do RioCard, clicar na opção “Gratuidade”, digitar todos os dados solicitados, e por fim selecionar o botão “Validar”.

Após inserir todos os dados, na última tela de cadastro, irá aparecer o botão “Gravar”, clique nele e confira se todas as informações inseridas estão corretas. Caso haja algum erro, clique em “Alterar dados”, do contrário, selecione o botão “Agendar foto”.

Agora é o momento de selecionar o posto de atendimento e o horário disponível para agendamento. Insira todos os dados e clique em “Agendar”. Feito isso, basta imprimir ou anotar todas as informações como endereço, data, horário, documentos necessários, código de agendamento, etc., e se dirigir ao local no dia e hora marcados.




Riocard: como ver o saldo na internet

Uma dúvida que muitos usuários do RioCard podem ter é se existe a possibilidade de verificar o saldo pela internet. Saiba que isso é possível, e muito simples de fazer.

Apesar de terem outras opções de consulta, diversos usuários optam pela verificação online, devido a praticidade e agilidade que ela oferece. Além disso, é possível analisar essas informações sem precisar sair de casa.

Se você ainda não tiver se cadastrado no site, basta preencher todos os dados necessários e confirmar a criação da conta ou, se tiver se registrado, entrar com seu e-mail e senha.

Após se conectar, clique na opção “Meu extrato”, e logo irá aparecer seu saldo disponível, assim você pode consultar o quanto ainda tem e se precisa efetuar uma nova recarga. 

O extrato mostra também o saldo dos últimos trinta dias, caso você necessite de alguma informação ou de tirar dúvidas a respeito.

Como Cancelar Riocard




Se você está com seu novo RioCard em mãos e deseja usa-lo, é importante saber que será preciso cancelar os anteriores, pois estes perderão a validade. Mas como cancelar RioCard?

O primeiro passo é acessar o site oficial do cartão e fazer login ou criar uma conta. Após isso, clique na opção “Cartões”, depois em “Cancelar cartões” e por fim em “Incluir cancelamentos”.

No entanto, para confirmar o cancelamento, você precisará do número do cartão antigo. Caso não o tenha por motivos de perda ou roubo, clique na opção “Usuários”, “Consulta e alteração” e no item “Cartão ativo” é possível copiar o número para inserir no momento do cancelamento.

Então siga novamente os primeiros passos, depois digite ou cole o número do cartão que deseja excluir, selecione um motivo e clique em “Avançar”.

Para que a exclusão seja concluída, no entanto, será preciso efetuar o pagamento de um boleto emitido logo após a finalização do cancelamento, com valor aproximado de R$28,00.

É importante ressaltar que, o pagamento deste boleto para o cancelamento do RioCard é obrigatório. Sem ele a exclusão não se efetiva.

Nesse vídeo é possível visualizar um pouco mais sobre o vale transporte riocard e seus benefícios.

Confira!

Conclusão

Neste artigo você obteve informações importantes sobre o que é, como funciona, como solicitar e cancelar o RioCard.

Como você pôde ver, ele integra o transporte em diferentes modalidades e está disponível em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro, e pode ser solicitado por aposentados que, após análise, têm a chance de conseguir a gratuidade.

Portanto se você ainda não tem ou se tem a versão antiga, não hesite em fazer a atualização, pois em breve, os antigos não estarão mais habilitados.