Skip to content

CND Federal

Tudo que todas as pessoas que tem uma vida econômica ativa desejam é a liberdade de não ter débitos em aberto ou pendências, podendo ser livres financeiramente.



Para que em meio aos negócios não existem dúvidas referentes a vida financeira de uma das pessoas que estão querendo fechar um acordo, o CND Federal pode auxiliar na hora de reduzir muitos infortúnios ligados as finanças de uma empresa.

No texto de hoje eu conversarei com você sobre o que é o CND Federal, qual a sua função, como emitir a certidão e onde é possível retirar esse documento.

Se você gostou do texto de hoje e deseja saber mais sobre esse assunto, basta continuar lendo. Caso você tenha vontade de aplicar as dicas em sua vida, adapte-as para o mais próximo a sua realidade.



O que é o CND Federal?

Antes de saber um pouco mais sobre esse documento, é preciso que você conheça um pouco mais sobre esse documento, de forma básica, a fim de entender mais sobre a sua serventia.

A primeira coisa que você deve saber é que, a sigla CND corresponde a Certidão Negativa de Débitos. Esse tipo de documento é emitido por alguns órgãos públicos.

Existem outros tipos de certidão que também podem ser emitidas: a Certidão Positiva de Débitos com Efeito de Negativa (CPEN) e a Certidão Positiva (CP).

A Certidão Positiva de Débitos com Efeito de Negativa (CPEN) pode ser emitida quando existem dívidas com órgãos públicos, mas estas estão suspensas quando existe a penhora através de uma ação judicial.

Já a Certidão positiva é emitida quando uma empresa ou uma pessoa tem dívidas com órgãos públicos, mas não podem ser cobertas pela Certidão Positiva de Débitos com Efeito de Negativa.

Agora que te expliquei sobre alguns tipos de certidão, vamos falar sobre quais os tipos de CND Federal.

Tipos de CND Federal

Existem muitos tipos de CND Federal, mas algumas são mais utilizadas do que outras. Em todos os casos o uso desse documento é o mesmo, porém, em casa aplicação pode haver uma especificidade.

Certidão Negativa do Imóvel

Esse tipo de certidão é utilizado para afirmar que a pessoa que deseja vender o imóvel não tem pendências que façam com que a sua venda não ocorra. Podemos citar como alguns dos motivos os impostos atrasados e inventários, por exemplo.

Certidão Negativa de Protesto

Esse tipo de Certidão é utilizada para comprovar que o indivíduo ou a empresa não tem dívidas mediante o cartório de protestos.

Certidão Negativa de Execução Fiscais

Já esse tipo de documento faz com que a existência de dívidas estaduais ou municipais possam ser comprovadas, podendo ser num período de até 20 anos.

Certidão Negativa da Justiça do Trabalho

Com esse tipo de certidão é possível fazer com que um processo trabalhista seja comprovado oficialmente, esse tipo de certificado serve para empresas e para pessoas.

É importante salientar que, caso esse esteja relacionado a venda de imóveis, a Certidão deve ser solicitada na cidade natal do requerente.

Certidão negativa de Tributos Imobiliários

Com essa certidão se torna muito mais fácil saber se uma empresa ou uma pessoa tem dívidas na prefeitura por conta dos seus imóveis, além de saber sobre outras taxas que podem estar em aberto como alvarás, pinturas de fachada e placas, para as empresas.

Certidão Negativa de Débitos previdenciários

Esse tipo de certidão é bastante importante para as pessoas que precisam comprovar a sua regularidade na contribuição da previdência, ajudando a garantir assim a aposentadoria.

Certidão Negativa Criminal

Esse tipo de certidão também é conhecida como “nada consta”, essa tem a função de falar sobre a existência de processos nos Fóruns da Justiça Federal do Estado.

Certidão Negativa de Antecedentes criminais

Esse tipo de Certidão é uma das mais utilizadas todos os dias pois, esse é bastante solicitada por empresas para a contratação de seus funcionários.

A mesma tem a função de mostrar os antecedentes criminais de um cidadão. Esse documento é válido por até 90 dias.

Qual a Função da CND Federal?

Esse tipo de certidão pode ser solicitada com o passar das negociações, podendo ser exigida no momento de compras, vendas ou de regularização de débitos.

De forma bem simples e geral, esse tipo de Certidão pode ser solicitada pela empresa que tenha interesse em saber se aquele individuo ou aquela organização age de acordo coma lei.

Esse tipo de documento reduz bastante as dores de cabeça pois, através dele é mais fácil atestar que a pessoa ou empresa em questão são íntegros e estão em dia com as suas finanças.

Como Emitir Certidão de Débito

A emissão da certidão pode variar de acordo com o tipo, por exemplo: para ter uma Certidão Negativa relacionada a créditos tributários basta preencher um requerimento no site da procuradoria Geral da fazenda.

Caso a CND Federal seja débitos e tributos, a pessoa que tem interesse em emiti-la deve entrar no site do órgão que é responsável por isso na sua cidade ou estado.

De forma bem geral, é possível ter acesso a esse tipo de atendimento de forma presencial, mas o formato de atendimento online também pode auxiliar muito com a sua praticidade e comodidade.

Onde Tirar CND Federal?

CND Federal pode ser retirado através de acesso aos sites dos órgãos responsáveis no seu estado ou município ou com uma ida até o local desejado.

Para que você saiba onde o CND Federal pode ser na sua cidade, entre em contato com a Secretaria da Fazenda do seu município.

Conclusão

No texto de hoje eu conversei um pouco com você sobre o que é o CND Federal, quais os seus tipos, qual a sua função e locais para emiti-lo.

Lembre-se que esse tipo de documento chegou para facilitar a vida das pessoas, ofertando mais comodidade e agilidade!

Gostou do texto de hoje? Deseja saber mais sobre assuntos como este? Continue lendo aqui no meu site. Te espero na próxima! Até mais!